Pedagogia do mês de DEZEMBRO 2023

01 de Dezembro de 2023


Pedagogia mistagógica- DEZEMBRO 2023

A BOA NOTÍCIA: EMANUEL

No mês de dezembro de 2023, as propostas celebrativas do SAL sugerem conduzir os celebrantes a um contexto celebrativo da espiritualidade litúrgica, dentro da beleza poética da mística do Natal de Jesus Cristo. As propostas sugeridas pelo SAL (Serviço de Animação Litúrgica) para o Tempo do Natal consideram a pedagogia mistagógica caracterizada pela espiritualidade do encontro que nos conduz ao Emanuel. Espiritualidade do encontro marcada pela dinâmica da peregrinação de peregrinos que se dirigem ao presépio para se encontrar com o Emanuel, o Deus conosco.

O Tempo do Natal, do ponto de vista do Ano Litúrgico, contempla um tempo de preparação (Advento), a celebração da Solenidade do Natal de Jesus Cristo e o Tempo Natalino, com celebrações da Sagrada Família, Mãe de Deus, Epifania e Batismo do Senhor. É um tempo totalmente epifânico, que manifesta a Boa Notícia do Emanuel: Deus está entre nós; Deus está no meio de nós.


Quatro passos para encontrar-se com o Emanuel

O primeiro momento da pedagogia mistagógica acontece no Tempo do Advento, um período de quatro semanas que, nas propostas celebrativas do SAL, serão caracterizados como quatro “passos” que aproximam a Igreja e os celebrantes do encontro com o Emanuel; cada celebração é — do ponto de vista da pedagogia mistagógica — um passo em direção ao encontro com o Emanuel, o Deus conosco. Como acenado, os passos são propostos em forma de pedagogia mistagógica, quer dizer ininiciando, passo a passo, os celebrantes no acolhimento da Boa Notícia do Emanuel para que se coloquem a caminho e peregrinem ao presépio.  

O primeiro passo é celebrado no 1º Domingo do Advento propondo o passo da conversão como condição básica para se encontrar com o Emanuel: é o passo da conversão. Uma celebração que convida à reflexão sobre nossas vidas e à necessidade de preparar os corações para encontrar-se com o Senhor; trata-se da disposição interior, espiritual, para ir ao encontro do Emanuel.

O tema mistagógico da “conversão” está também relacionado à celebração do 2º Domingo do Advento, que direciona os passos dos celebrantes a buscar locais desertos, sugerindo a necessidade de momentos de silêncio e de contemplação para ouvir e acolher a Boa Notícia do anúncio da vinda do Emanuel. É o passo da reflexão que conduz a refletir silenciosamente sobre a vida pessoal com os critérios da Palavra, em locais de silêncio, onde a Palavra poderá falar mais alto e não ter a mente e o coração distraídos por anúncios do natal social.

Depois de dois passos marcados por atitudes em vista de mudança de vida, o terceiro passo, no 3º Domingo do Advento – B, propõe caminhar turbinado pela alegria espiritual que brota da expectativa do encontro com o Emanuel. A Boa Notícia do Emanuel — de caminhar ao encontro do Emanuel — “avisa” que o Natal já está próximo e, isso é motivo de alegria; de ter o coração repleto de alegria. Quem caminha com passos iluminados pela alegria espiritual não sente tanto o cansaço, pois, espiritualmente, percebe que o Emanuel já está no meio de nós, no seio da Virgem Mãe.  

Esta é a Boa Notícia anunciada e celebrada no 4º Domingo do Advento que, neste ano de 2023, será celebrada somente nas Missas vesperais do sábado e nas Missas Dominicais matutinas. O último passo da pedagogia mistagógica do Advento — passos da contemplação do Mistério Natalino — aproxima os celebrantes da Mãe de Jesus e, juntamente com os pastores, ser conduziros ao presépio para adorar, contemplar e alegrar-se pela realização da Boa Notícia do Emanuel: Deus está no meio de nós.

Os quatro passos propostos pelo SAL, na pedagogia mistagógica do Advento, têm a finalidade de favorecer nos celebrantes uma reação para celebrar o Santo Natal de Jesus Cristo a partir da espiritualidade litúrgica. O modo para isso acontecer encontra-se na consciência e no acolhimento da Boa Notícia do Emanuel, em conduzir os celebrantes até o presépio para que, contemplando a figuração do Santo Natal, possam compreender e, mais que isso, sejam tocados pela presença divina no nosso meio.


Natal é peregrinação até o presépio

A pedagogia mistagógica do SAL par o mês de Dezembro 2023, como dito, propõe celebrar o Natal como uma peregrinação espiritual promotora do encontro da comunidade com o Emanuel. O Natal celebrado como peregrinação espiritual de quem caminha ao encontro do Emanuel e o encontra na simplicidade, na pobreza do presépio e na fragilidade de um recém-nascido Jesus (Missas do Natal).

Por isso, na pedagogia mistagógica presente nas propostas celebrativas do SAL, os celebrantes são convidados a peregrinar até o presépio para encontrar o Emanuel, sentado no colo da Virgem Mãe, em toda a sua humanidade e divindade (Sagrada Família). Na Festa da Sagrada Família a Virgem Mãe desempenha um papel central a quem vai ao encontro do Emanuel no presépio: ela se apresenta como profetiza e como a primeira evangelizadora.

A Boa Notícia do Emanuel não é anuncida pela Mãe de Jesus com palavras, mas com o silêncio maternal da mãe que, simplesmente, mostra que seu Filho Jesus é o Emanuel, é Deus apresentado como recém-nascido. Na simplicidade desse gesto evangelizador é possível meditar de modo mais aprofundado o prólogo joanino: “no princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus” (Jo 1,1). Deus no meio de nós. Esta é a Boa Notícia do Santo Natal.


Conclusão

A pedagogia mistagógica das propostas celebrativas do SAL, para o mês de dezembro 2023, transformam os celebrantes em curiosos, como também aconteceu com os pastores, sobre a Boa Notícia do Emanuel, de Deus vivendo entre nós.

Depois da curisosidade, e motivados pela curiosidade, como aconteceu com os pastores que foram ao presépio ver “Boa Notícia do Emanuel” (Missas do Natal e Sagrada Família), os celebrantes são convidados a assumir a atitude de peregrinos que caminham ao encontro do Emanuel, ao encontro da presença de Deus que está no meio de nós.

Para isso, a pedagogia mistagógica propõe quatro passos (Domingos do Advento) como motivação para a preparação espiritual necessária de quem se dispõe a celerbrar o Santo Natal com a espiritualidade do encontro com o Emanuel, o Deus entre nós, apresentado pela Virgem Mãe, no santuário do presépio.

Serginho Valle 
Outubro 2023