Pedagogia do mês de novembro 2022

29 de Outubro de 2022


O SENTIDO DA VIDA nas celebrações Dominicais de NOVEMBRO 2022 

Você já deve ter ouvido falar de SENTIDO DA VIDA. Já ouviu falar e, muitas vezes, deve ter se interrrogado sobre o sentido da sua vida. O que é viver? Para que vivemos? Que sentido tem a vida?

Foi com a finalidade de colocar os celebrantes em contato com o SENTIDO DA VIDA que as propostas celebrativas do mês de NOVEMBRO 2022 foram preparadas. Todas as propostas celebrativas do SAL estão iluminadas pela luz do SENTIDO DA VIDA proposto no caminho do discipulado de Jesus. 

Dentro da dinâmica do SAL – Serviço de Animação Litúrgica, as propostas celebrativas seguem a pedagogia litúrgica mistagógica. A finalidade é introduzir os celebrantes no Mistério celebrado, iluminando-o, nas celebrações Dominicais de novembro 2022, com a luz do SENTIDO DA VIDA. 

Em novembro, o SENTIDO DA VIDA aparece em confronto com a finitude da vida. As celebrações dominicais de novembro, que coincidem com o final do Ano Litúrgico – C, conduzem os celebrantes para o mistério do final dos tempos. Diante do fim de todas as coisas, qual o SENTIDO DA VIDA? 

As propostas celebrativas do SAL começam acendendo a luz do SENTIDO DA VIDA diante da certeza da morte (Finados); confronta a morte para dizer que a o sentido da vida é mais luminoso que a escuridão escura da morte. Logo em seguida, apresenta o SENTIDO DA VIDA nas vidas exemplares daqueles que viveram suas vidas caminhando na estrada de Jesus: os santos e santas (Solenidade de todos os Santos). Como este exemplo pode ser seguido? A resposta encontra-se em três temas presentes no 33DTC-C, na Solenidade de Cristo Rei e no 1º Domingo do Advento -A. 

A fé, a Cruz e a vigilância
Para os discípulos e discípulas de Jesus, as celebrações dos Domingos de novembro 2022 incentivam os celebrantes a encontrar o SENTIDO DA VIDA permanecendo firmes na fé: “é permanecendo firmes que ireis ganhar a vida” (E do 33DTC-C). E mais, o sentido da vida é encontrado naqueles que buscam no trono de Jesus Cristo, sua Cruz, a fonte da vida eterna. (Solenidade de Cristo Rei). 

A busca do SENTIDO DA VIDA não pode prescindir de cultivar a virtude da vigilância. É preciso estar atento para que publicidades propondo sentidos existenciais diferentes do Evangelho não distraiam do SENTIDO DA VIDA quem caminha na estrada de Jesus. O convite para a vigilância encontra-se na proposta celebrativa do 1º Domingo do Advento - A, no início do novo Ano Litúrgico. 

Concluindo
As propostas celebrativas do SAL – Serviço de Animação Litúrgica, nas celebrações de novembro 2022, conduzem os celebrantes a entrar em contato com o SENTIDO DA VIDA e, mais que um simples contato, são celebrações que iluminam os celebrantes a buscar o sentido de suas vidas no caminho do discipulado. 

Para tornar-se assinante do SAL – Serviço de Animação Litúrgica, acesse a aba esquerda da página do SAL e faça seu cadastro de assinante. 

Na paz do Senhor!
Boas celebrações!