Artigos Serginho Valle


A Missa é minha, eu paguei!

A Missa é minha, eu paguei! 
Serginho Valle

            É briga antiga. Mal e mal termina a missa, e tem alguém na sacristia esperando pelo padre para tirar satisfação. “Pagou a missa” e quer saber porque o padre não a mencionou na intenção. Vira campo de batalha se o padre incluir outra intenção junto com a do “comprador” da missa. Já vi gente ameaçando colocar a paróquia no Procom. 
            Para início de conversa, é preciso dizer que a Missa é de todos, de toda a Igreja, de toda a comunidade celebrante. Por isso, não tem sentido dizer que se “compra a missa”, ou, como falaram a um padre, amigo meu: “queremos alugar o senhor para rezar uma missa”. 
            Depois, você precisa considerar o que significa e qual o sentido da intenção da missa.  Alguém que procura o padre, ou responsável, para marcar uma intenção de missa, está fazendo um pedido, não uma compra. Está pedindo que toda a comunidade reze com ele, ofereça com ele a missa; pela sua intenção. 
            Veja bem! Se você pedir para a missa ser celebrada na intenção de seu filho que aniversaria, na verdade, você está pedindo ao padre e a toda a comunidade para agradecer a Deus pelo aniversário de seu filho. Em algumas comunidades, antes da missa, num gesto muito bonito, as pessoas vão dizendo em voz alta porque vieram celebrar: para agradecer uma graça, para pedir saúde, por um parente falecido... E toda a comunidade reza, celebra a missa rezando nas intenções anunciadas. Mas a missa continua a ser de todos, nunca de uma única pessoa. 
            A idéia de comprar a missa existe porque temos a prática de dar uma contribuição pela celebração. Esta contribuição chama-se “espórtula”, ou oferta, que na prática é um gesto concreto de agradecimento a toda a comunidade que reza com ele, na sua intenção. Não é pagamento, é contribuição. A missa vale muito mais que alguns reais; muito mais.

 

Para publicar esse artigo, pedimos que observe o seguinte: 
Serginho Valle 
Coordenador do SAL – Serviço de Animação Litúrgica 
www.liturgia.pro.br