Lázaro, vem para fora!
A contextualização mistagógica do 5DTQ-A propõe o agir: tomar providências fraternas contra a “cultura de morte”, provocada pela fome, que ameaça milhões de irmãos e irmãs, como pede a CF2023. Opondo-se à “cultura de morte”, a Igreja propõe a cultura da vida, própria de quem tem o Espírito de Deus no coração (1L e 2L), provocando-nos a fraternal e concretamente criar condições para partilhar o pão com quem tem fome, dando nós mesmos de comer (Mt 14,16).
Depois de concluir a primeira parte do Tempo Comum, iniciamos o Tempo Pascal, com a preparação própria deste tempo, que acontece pela Quaresma. Para celebrar e viver a Quaresma, as propostas celebrativas sugerem dois movimentos. O primeiro é aquele marcado pela conversão de quem vai em busca de Deus, caminhando na estrada do discipulado. E, o segundo movimento, aquele vai em busca de Deus, caminhando na estrada da fraternidade. O caminho é único, a divisão é apenas pedagógica, necessária para compreender que toda conversão acontece na estrada da fraternidade.
O contexto mistagógico do TEMPO DA QUARESMA 2023, considera que a dinâmica da CONVERSÃO acontece no RELACIONAMENTO FRATERNO, especialmente com os irmãos e irmãs necessitados e famintos.
CURSO DA PLP – Pastoral Litúrgica Paroquial
Acesse: clique aqui
|